Como 5 minutos de silêncio podem melhorar seu dia-a-dia?

Permanecer 5 minutos em qualquer atividade parece pouco tempo. Mas e se alguém te sugerir ficar por 5 minutos em silêncio absoluto, fazendo nada? Ficar em silêncio total durante poucos minutos pode parecer uma eternidade, quando estamos acostumados a realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo a todo instante. Com os celulares e suas centenas de aplicativos conectados permanentemente, o trabalho, a família, e todo o entorno social, a mente não se sustenta em silêncio por poucos segundos, o que torna o desafio do silêncio e da quietude ainda mais complexo.

silencio-vipassana

No entanto, permanecer em silêncio, sem fazer nada, por alguns minutos é algo muito saudável, quando incorporado em sua rotina. A princípio você passa a se observar internamente, seus sentimentos, suas emoções, sua respiração, seus pensamentos, seu corpo. Nesse sentido, o silêncio pode ser utilizado como um momento de “balanço diário”, na qual você consegue refletir e acalmar a mente e o corpo. Quanto mais você conseguir permanecer em silêncio, sem brigar com ele, maior também será sua capacidade de estar centrado em outras diversas situações de stress. Depois de algum tempo observando, a mente entra num estado que chamamos de Vipassana, em que a ela relaxa de verdade e passa a “servir o mestre interno”. A partir daí, você passa a observar o que realmente se passa à sua volta, num estado completamente meditativo.

Diversas pesquisas científicas realizadas constataram os benefícios em ficar em silêncio e meditar. Na pesquisa publicada por Elisha D. Goldestein, observou-se que permanecer em silêncio durante 5 minutos, ao menos uma vez ao dia, traz melhoras consideráveis de sua saúde mental e física. (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jclp.20402/abstract)

Na prática, porém, a rotina atarefada, o trabalho, a família, demandas sociais, etc, parecem tornar impossível, por exemplo, ficar durante um dia em completo silêncio e sozinho. Não é necessário, entretanto, empreender-se logo de início tanto tempo. Se você conseguir dedicar-se diariamente por 5 minutos, já irá notar uma incrível melhora, certamente.

Ao parar para observar sua respiração, você consegue notar o que se passa dentro do seu espaço interno, seu grau de ansiedade ou de stress e, através da própria respiração, conseguir aos poucos, diminuir essa ansiedade ou qualquer outra emoção que esteja notando neste momento. Também pode observar a quantidade de pensamentos que nos inundam a todo instante, a qualidade desses mesmos pensamentos e a necessidade de tê-los nesse exato momento em que se propôs a estar em silêncio. Muitos deles são desnecessários e apenas uma forma de sua mente manter-se no controle, e você um escravo dos seus pensamentos. É possível dessa forma, passar a filtrar aquilo que se passa pela sua cabeça; aquilo que nem sempre é útil a você.

Aos poucos, uma liberdade e uma alegria silenciosa irão fazer parte de sua rotina, sem a necessidade de se atingir nenhuma meta ou conquistar nenhum grande desafio. Você irá se notar mais calmo e centrado em seu dia-a-dia.

Então, aqui nós te perguntamos: você consegue se manter 5 minutos em silêncio total, sem fazer absolutamente nada e sozinho? Tente e nos diga o que você reparou.

Se interessou e quer conhecer mais sobre meditação? Temos um material especial sobre isso, basta acessar e se cadastrar para receber diretamente em seu e-mail.

No Comments

Post a Comment