Ejaculação Precoce | Definição

Estima-se que pelo menos 1/3 da população masculina adulta mundial sofra de ejaculação precoce.

A ejaculação precoce é um problema cada vez mais comum em nossa sociedade, estima-se que mais de 30% da população masculina adulta mundial sofra desse problema ou sofrerá em algum momento de sua vida. O tempo médio para ejacular varia de 2 a 5 minutos em média após a ereção.

Denota-se ejaculação precoce a incapacidade do homem de controlar o reflexo ejaculatório, com ou sem penetração, antes que sua parceira atinja o prazer ou orgasmo, podendo ocorrer com ou sem que o homem atinja o orgasmo junto à ejaculação. Na realidade, não importa muito o tempo de duração antes que a ejaculação ocorra, mas sim a incapacidade do homem de sustentar seu reflexo ejaculatório para que juntos possam atingir o êxtase sexual.

Causas

É simples (e triste) entender a raiz e a natureza desse problema. Uma das causas é o grande aumento dos níveis de ansiedade que assolam nossa sociedade, gerando reflexos físicos, mentais e energéticos em todos os aspectos de nossas vidas, inclusive o sexual. Há uma cobrança permanente sobre a imagem do que é ser perfeito, bem sucedido e feliz, uma idealização impossível de ser alcançada, que gera uma sensação de angústia e ansiedade permanentes. Durante nossa fase formativa, recebemos pouco ou nenhum tipo de educação somática para lidar com os sentimentos e as emoções. E somos levados a acreditar que um problema como da ejaculação precoce pode e deve ser curado através de remédios, injeções (na base do pênis) e cirurgias (para remover nervos/sensibilidade peniana) realizados por clínicas “renomadas”. É bastante comum que tais métodos, invasivos e dolorosos, levem a um problema de impotência sexual, como reflexo ao trauma pelo tratamento.

A segunda causa vem da formação sexual masculina. Grande parte dos homens têm os seus primeiros contatos com a sexualidade por meio da masturbação, que acontece de forma rápida, com baixo nível de excitação e através de estímulos visuais ou mentais. A pornografia e o foco total sobre os genitais para que se chegue ao prazer leva a uma forma viciada e pobre sensorialmente dentro do sexo. Esse aprendizado raso é continuado em suas relações sexuais e pouco aprimorado ao longo de suas experiências. Assim, durante o ato sexual íntimo, o homem se depara com a dificuldade em sustentar altos níveis de excitação, pouca ou nenhuma capacidade no controle ejaculatório. Novamente, a falta de orientação e educação sexual que deveria ser formada durante a adolescência, gera uma deficiência que pode se tornar patológica no futuro.

Repetidas experiências insatisfatórias decorrentes do problema de ejaculação precoce geram uma angústia e maior ansiedade, sensação de inadequação sexual, culpa e incapacidade de dar e sentir prazer dentro de uma relaçao íntima, frustração, vergonha e infelicidade, podendo agravar ainda mais o quadro do distúrbio.

A massagem tântrica
ejaculação-precoce-tratamento-tantra

A massagem tântrica pode trabalhar passo a passo com cada um desses aspectos, focando o trabalho com respiração para controle e diminuição da ansiedade, além da sensibilização corporal, ampliando-a para além dos genitais. O tratamento se inicia com uma conversa, na qual o terapeuta conhece o histórico do cliente, suas necessidades e dificuldades, para, então, através do diagnóstico, apresentar um plano de sessões e de acompanhamento. Casais podem ser acompanhados por um terapeuta, para que ele forneça suporte e as ferramentas necessárias no tratamento conjunto entre os pares.

Normalmente, uma sessão de massagem tântrica começa com a sensibilização do corpo, aliando o aprendizado de como expressar o prazer e as sensações através da respiração, do som e do movimento.

Ao longo das sessões você irá aprender a como esvaziar a mente do excesso de preocupações, para poder notar cada sensação da pele. Essa percepção estimula o sistema nervoso, e produz uma série de conexões neurais para que as sensações fiquem cada vez mais intensas e evidentes.

Já o trabalho com a respiração, tem três principais funções. A primeira é oxigenar todos os tecidos do corpo, fazendo com que a pele fique mais sensível e receptiva. Em segundo lugar, a respiração é essencial para o relaxamento, fazendo com que a ansiedade e o stress diminuam e você possa desfrutar muito mais das sensações vividas. Por último, a respiração é um grande indicador do nosso estado emocional e do vínculo com o nosso parceiro; aprender a respirar deixando com que nossas emoções e sentimentos venham à tona permite que nosas relações sejam cada vez mais profundas e conectadas.

Durante as sessões de massagem tântrica também serão feitos alguns exercícios que ensinam a como criar vínculo e intimidade, fazendo com que nossa expressão afetiva fique cada vez mais segura, confiante e integrada.

Tendo trabalhado aspectos como sensibilidade do corpo, respiração e expressão afetiva é possível tratar a ansiedade e a falta de sustentação ejaculatória sob níveis elevados de excitação durante as relações íntimas que levam ao problema de ejaculação precoce.

Todo tratamento tem sua duração de acordo com a resposta individual de cada corpo, e também, com a prática de exercício que serão orientados para serem feitos em casa. Esses exercicios são essenciais não só para o alcance do resultado, como para manutenção do mesmo, de modo que você possa desfrutar de seus relacionamentos com leveza, naturalidade e prazer.

A consulta com um terapeuta especializado é a forma mais eficaz de reconhecer as causas da disfunção e desbloquear medos e ansiedades.

Resultados
disturbios-sexuais-tratamentos-tantra

Os resultados são perceptíveis logo nas primeiras sessões, além da vitalidade, confiança e autoestima aumentados, como consequências naturais desse processo. Ao longo desses 10 anos trabalhando com Tantra, pudemos perceber que os resultados satisfatórios se expandiram para além das relações sexuais de nossos clientes. Muitos relatam não apenas a melhora significante do sexo em suas vidas, mas também da capacidade de dar e receber afeto, de criar vínculos saudáveis e de vivenciar a intimidade real em suas relações afetivas.

O conhecimento e o reconhecimento do próprio corpo, despertam uma potência e sensibilidade que modificam toda forma de interação do indivíduo com o sexo, o afeto, o trabalho e com a vida. Uma sexualidade saudável é sinônimo de saúde, de alegria, de expansão e de plenitude.

Temos orgulho de afirmar que centenas de homens aprenderam na Cia do Ser que com o Tantra é possível desfrutar de uma sexualidade mais sadia, nutritiva e plena, transformando a qualidade de suas relações íntimas. Afinal, a capacidade de vivenciar o sexo de forma gratificante é um direito de todos e o seu acesso através do Tantra requer apenas disponibilidade ao aprendizado.